– –
Portugal tem um rico património cultural associado ao vinho. A forte tradição vitivinícola está presente em todas as regiões do território nacional, que ao longo dos tempos viu essa herança passar de geração em geração.
Reconhecidos em todo o mundo, os vinhos portugueses gozam de uma grande diversidade e singularidade. As suas características distintas resultam intimamente da relação com o próprio território, claramente marcado pela diversidade geográfica.
A riqueza do território continental vai desde as verdes e exuberantes paisagens do noroeste, passando pelas sinuosas encostas do Douro, pela beira interior e litoral, as lezírias que acompanham o rio Tejo, as extensas planícies do Alentejo e as praias de todo o Algarve. Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, os solos vulcânicos e o clima atlântico conferem-lhes uma singular riqueza natural.
Tal como nos vinhos, a tradição e a diversidade vê-se também na gastronomia. Dos tradicionais pratos de carne, como o típico cozido à portuguesa, aos mariscos e peixes frescos, passando pelos queijos e doces conventuais, a gastronomia portuguesa é rica e variada. E para cada iguaria, existe um bom vinho para acompanhar.
Em todas as regiões vitivinícolas encontramos locais convidativos para conhecer as particularidades da cultura, da gastronomia e dos vinhos. A oferta enoturística em Portugal tem-se qualificado no sentido de dar resposta a uma procura cada vez mais exigente. Museus, restaurantes, quintas e adegas abrem as suas portas, apresentando propostas que vão desde as provas de vinho ou jantares enogastronómicos até às mais criativas ofertas como cruzeiros temáticos ou atividades desportivas e de lazer em plena vinha.
Requintadas unidades hoteleiras ou tradicionais casas rurais recebem de forma acolhedora e convidam a prolongar as experiências únicas que cada região tem para oferecer.