Borba

Borba possui um longo passado histórico, como nome incontornável do vinho alentejano e português. As referências apontam para a existência de produção de vinho no nosso concelho em 1345, no entanto, é muito provável que já na época romana isso acontecesse, devido à influência marcante que este povo teve no desenvolvimento da cultura vínica alentejana.

A arquitetura tradicional reflete a cultura do vinho, com a existência de inúmeras casas de viticultores com tipologia arquitetónica característica dos séculos XVII e XVIII, constituídas por um piso superior para habitação e um piso térreo para a tradicional adega. Por outro lado, existe um riquíssimo património edificado, composto por solares e casas apalaçadas, que resultou da riqueza gerada pela produção de vinho desde o século XVIII

Borba é a segunda maior sub-região do Alentejo (DOC – Denominação de Origem Controlada), alastrando-se ao longo do eixo que une Estremoz a Terrugem, estendendo-se por Orada, Vila Viçosa, Rio de Moinhos e Alandroal. A sub-regiões de Borba, uma das mais dinâmicas do Alentejo, detém solos únicos de mármore que marcam de forma permanente e determinante o temperamento dos vinhos. Borba possui uma área de vinha de cerca de 3500 ha e uma produção de aproximadamente 155.000 hl.

O microclima especial de Borba garante índices de pluviosidade levemente superiores à média, bem como níveis de insolação ligeiramente inferiores à média alentejana, proporcionando vinhos especialmente frescos e elegantes.

A videira é uma planta trepadeira que produz uva. Cada variedade natural, cada casta, tem uma folhagem própria, com cachos de uva diferentes no tamanho e na aparência. As castas dão origem a vinhos com sabores, com temperamentos e aromas distintos, sendo a principal influência no estilo e carácter de cada vinho.

 

Oferta Enoturistica do concelho:

 

Adega de Borba

Fundada em 1955, a Adega de Borba reúne, hoje, cerca de 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.300 hectares de vinha, sendo um dos dez maiores produtores nacionais do setor. Dentro das suas marcas, destacam-se: Adega de Borba DOC, Montes Claros, Adega de Borba Reserva “Rótulo de Cortiça”, Convento da Vila, Senses e Quintas de Borba.

 

Serviços:

Wine Shop, restaurante, visitas provas e outras ações, sujeitas a marcação prévia.

Organização de encontros empresariais, seminários, ações de formação, cursos de prova e conservação de vinhos e enogastronomia.

 

Herdade da Cardeira

A Herdade da Cardeira é uma adega nova no coração de Portugal. Os solos de Borba e os seus quentes e secos meses de verão, são a base perfeita para a produção de vinhos de elevada qualidade. Marcas: Cardeira

Serviços:

Visitas e provas de vinho mediante confirmação e marcação prévia.

 

Herdade do Penedo Gordo

A Herdade Penedo Gordo é uma típica herdade alentejana, situada em Orada no concelho de Borba. Os cerca de 200 hectares desta propriedade estão preenchidos por 120 hectares de vinha, uma adega, 25 hectares de olival, pastagens e ainda um monte reconstruído e adaptado para alojamento na ótica do enoturismo – o Monte da Herdade Penedo Gordo. Destacam-se as marcas “Tinto do Barro” e “Herdade do Penedo Gordo”.

Serviços:

Alojamento na modalidade de Agroturismo com condições de atendimento a pessoas com mobilidade reduzida.

Degustações de vinhos produzidos na herdade e visitas à adega, mediante marcação prévia.

 

Quinta do Zambujeiro

 

A Quinta do Zambujeiro possui 30 hectares de vinha situa-se a norte da Serra D´Ossa, usufruindo de um microclima perfeito para a produção de vinhos de qualidade superior. Utiliza um mix de práticas convencionais e biológicas e não usa herbicidas. Todos os vinhos são feitos à mão e as uvas são escolhidas manualmente, dando origem a marcas como “Zambujeiro” e “Monte do Zambujeiro

Serviços:

Visitas e provas de vinhos, mediante marcação prévia

 

Sovibor

A Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba, Lda. foi constituída em 1968. Dispõe de uma antiga e bonita adega de envelhecimento com mais de dois séculos. A Sovibor detém, entre outras, as marcas “Adega do Passo”, “Mamoré” e “Fazer as Onze”.

Serviços:

Loja; Visita guiada à adega e sala de talhas, prova de vinhos, visita guiada às vinhas, programa de vindimas mediante marcação prévia.

 

Ver, Visitar e Fazer

 

Festa da Vinha e Vinho;

O mais antigo evento do Alentejo dedicado à promoção do vinho e da vinha, mas também à gastronomia, à cultura, ao desporto, à riqueza paisagística, à natureza e tipicidade do território e aos produtos típicos, artesanais e genuínos. Desde 1992, todos os anos, em novembro, pelo São Martinho.

“Fazer as onze e o Circuito das Tascas”;

Tradições que preservam e dinamizam alguns dos aspetos culturais da gastronomia e do vinho. O nosso quotidiano é marcado pelo vinho, elemento de socialização, representando uma marca de amizade, de solidariedade, de identidade e de pertença.

 

Centro Histórico;

No centro histórico de Borba descobre-se uma história nobre em volta das muralhas do Castelo, edificado no início do século XIV com o objetivo de defender esta zona de fronteira com Castela.

A pacatez de Borba conquista quem procura momentos de total descontração e convida a um passeio por ruas empedradas e estreitas, recheadas de imponentes e belos edifícios com janelas gradeadas em ferro forjado e encimadas por brasões. O traçado das ruas do centro histórico de Borba mantém a forma original do século XV.

 

Fonte das Bicas (Monumento Nacional);

A Fonte das Bicas é considerada o ex-líbris de Borba e o monumento que une todos os borbenses. Este monumento foi edificado por ordem da Câmara Municipal de Borba, entre 1781 e 1785 para assinalar a visita dos reis D. Maria I e D. Pedro III. Está construída em mármore branco da região.

 

Passos Processionais;

Os Passos processionais de Borba são monumentos de estilo barroco, do século XVIII, com importância artística e cultural a nível nacional e ocupam um papel importante na religiosidade popular borbense. Do ponto de vista artístico, demarcam-se por serem os maiores do país pois foram os últimos de um conjunto a serem construídos no Alentejo.

 

Roteiro da Batalha de Montes Claros;

A Batalha de Montes Claros travada em solo borbense, marca a derrota dos castelhanos nas Guerras da Restauração, no dia 17 de junho de 1665, uma das mais importantes batalhas da História de Portugal.

Campo e Padrão da Batalha de Montes Claros, (Monumento Nacional) local onde decorreu a Batalha de Montes Claros, em 1665, uma das mais importantes batalhas da História de Portugal;
Ermida da Nossa Senhora da Vitória e Lápide Evocativa da Batalha, local onde, segundo a tradição, esteve instalado o quartel general-general do Exército Português, durante a Batalha de Monte Claros;

Paços do Concelho de Borba - Painéis de Azulejos dedicados à Batalha e aos bustos em mármore dos Heróis de Montes Claros.

 

Passeios Pedestres.

A viticultura pinta a paisagem, apresenta alterações de imagem e cor ao longo do ano, desde os verdes da primavera e verão, aos amarelo e castanhos do outono, convidam a Passeios Pedestres quer na freguesia da Orada - onde predomina a cultura da vinha, quer nos vastos campos plantados de videiras do sopé da Serra d’Ossa, ou ainda pelos trilhos das encostas da Fantástica Serra d’Ossa.

 

Informações uteis e contactos:

Mais e outras informações em:

http://www.cm-borba.pt/pt/visitar

Contactos:

Telefones: +351 268 891 630 | +351962057435
E-mail: turismo@cm-borba.pt