Arcos de Valdevez, região dos Vinhos Verdes
Os Vinhos de Arcos de Valdevez são uma marca territorial que resulta da identidade própria que o território de entre Lima e Vez proporciona indelevelmente aos seus vinhos.
Situado na sub-região do Vale do Lima, o concelho de Arcos de Valdevez é tipificado por vinhos verdes elementares, tintos da casta Vinhão e brancos da casta Loureiro. Essas castas dão origem a vinhos que carregam características e sensações únicas, resultado de condições climatéricas muito peculiares.
A elevação montanhosa determina a subida dos ventos marítimos atlânticos vindos de oeste pelos vales encaixados do Lima e Vez com uma das mais elevadas precipitações da europa, as distintas amplitudes térmicas diárias na estação quente, conjugada com solos graníticos de meia encosta bem drenados, cria condições para vinhos bem estruturados, frescos e leves.
Tintos ímpares, estruturados, de cor vermelho retinto, aromas a frutos vermelhos com toques de canela e muito digestivos e brancos com toques frutados, de aromas tropicais e impressiva mineralidade.
Os Espumantes tintos, em especial os de vinhão recordam vinhos antigos, com muita mousse, cor-de-rosa pálido e aromas de frutos do bosque. Os Espumantes brancos resultam vibrantes, frescos e leves com acidez de fruta madura. Rosados de cores fortes e aromas suaves e aveludados, com acidez balanceada e doçura quanto baste.
AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez
934 901 967
vinhos.avvez@gmail.com
https://www.facebook.com/avvez.vinhosavv.1o
http://vinhos.arcosdevaldevez.pt
Três roteiros a não perder, para melhor conhecer a riqueza deste território.
ROTEIRO DO VEZ
Duas Quintas na meia encosta do vale do Vez, cada uma com uma peculiaridade diferenciadora no contexto da produção vitivinícola do Concelho. A surpresa de um Chardonnay e um Merlot produzidos em Arcos de Valdevez, aliada a um tributo ao nosso Vinhão num dos mais impressionantes solares privados barrocos do Alto Minho com o singular reaproveitamento de uma antiga torre tardo-medieval.
ROTEIRO DO PADRE HIMALAYA
A jusante da foz do rio Vez, acompanha a margem direita do rio Lima onde a casta Loureiro assume uma expressão particular. Um roteiro por terras onde passou o Padre Himalaya – sacerdote católico, cientista e inventor, pioneiro do aproveitamento da energia solar – da produção mais próxima dos métodos artesanais, com vinhos de autor, aos métodos mais modernos de produção onde até já se envelhece um Alvarinho-Loureiro em barricas de carvalho-francês.
ROTEIRO DAS VEIGAS DA MATANÇA
O Roteiro da diversidade! Brancos monocasta (Loureiro ou Avesso) ou polivarietais (Loureiro, Trajadura e Arinto), rosados e tintos do nosso característico Vinhão. Há ainda espaço para um brinde com um singular espumante. Por terras do decisivo Recontro de Valdevez, uma verdadeira homenagem ao Vinho Verde!
Informações:
Tlmvl.: 934 901 967
e-mail: vinhos.avvez@gmail.com
Espaço Vinhos e Sabores (Campo do Trasladário, Loja 2)