Viana do Castelo

CASA DA REINA

CASA DE CAMPO / GUEST HOUSE

A Casa da Reina, uma típica casa rural do Minho, teve o seu rejuvenescimento totalmente orientado pela Família Lima, proprietária desde a sua construção em 1744, mantendo e respeitando a traça e os materiais característicos desta região, enriquecida agora por um toque subtil e confortável de acordo com as exigências próprias da actividade a que se destina.

É gerida por um casal de Eng. Agrónomos, Cristiano e Cecília, que vivem na propriedade juntamente com o seu filho. É uma propriedade com cerca de 10000 m2 totalmente murada. Destes, 0,7ha estão ocupados por vinha, principal produção da casa, convertida em Modo de Produção Biológico em 2006 e pelos animais que circulam livremente na mesma. Loureiro, Trajadura, Pedernã e Alvarinho são as castas que dão origem ao vinho da casa, um VQPRD "Casa da Reina", fresco e frutado como o ambiente que ai se respira. A área total de produção vitícola é de 4,5ha e todas em terrenos da Familia.

Situada a 8 kms de Viana do Castelo, a 3 kms da Praia da Amorosa, a 25 km de Ponte de Lima e de Caminha e a 40 minutos do Porto e da fronteira de Espanha a Casa da Reina tem todas as condições para acolher todos aqueles que procuram descansar, relaxar do dia a dia e que procuram um pouco de paz e sossego no campo ou então descobrir o que o Minho tem para oferecer desde paisagens magníficas, locais históricos passando pela rica gastronomia e belo artesanato, aproveitando para conhecer melhor o nosso vinho verde e adega onde dispomos de serviços de Enoturismo com visitas e provas de vinho.

Dispomos de 4 suites, equipadas com cama de casal, casa de banho, aquecimento central, tvcabo, wifi. Dispomos ainda de camas extras, sofá-cama, perfazendo uma capacidade máxima de 12 pessoas (8 adultos e 4 crianças ou 9 adultos e 3 crianças). Dispomos ainda de berços para crianças com menos de 2 anos.

No espaço exterior, dispomos de parque privativo, piscina, alpendre com cozinha bem equipada de uso exclusivo para o hóspede, sala de estar onde podemos proporcionar refeições (aviso prévio) e zona de lazer, barbecue, ping-pong, bilhar, matraquilhos e um jardim cheio de pequenos e deliciosos pormenores para descobrir durante a estadia.

Quem nos visita pode ainda usufruir de actividades ao ar livre, como caminhadas aproveitando os trilhos do Caminho de Santiago pela Costa ou outros existentes na região, picnics, visitas à adega e vinha (aviso prévio/marcação) ou à nossa horta biológica.

Para os mais aventureiros, temos parcerias com empresas da região, de diversas actividades “Outdoor”, sendo possível mediante aviso prévio, realizar actividades como btt, paintball, canoagem, entre outras.

 

PAÇO D'ANHA

Desde sempre o Vinho Verde branco Paço d’Anha foi altamente apreciado por especialistas e consumidores dedicados. Compreende-se que assim seja, já que a exposição da Quinta é a de uma suave encosta voltada a sul, o que origina vinhos únicos, com mais álcool e menos acidez; acresce a relativa proximidade do mar, à vista no horizonte, que lhe confere um ligeiríssimo gosto salino e lhe aumenta a complexidade.
A partir dos anos 70 plantaram-se as quatro castas típicas da sub-região do Lima: Loureiro, Trajadura, Pedernã e Azal branco,  no novo modo de condução que era então a cruzeta. Nos anos 2000 a vinha foi substituída com apenas duas castas: Loureiro e Alvarinho, que deu origem a um vinho com características mais suaves, embora conservando todo o seu carácter anterior, passando a vitivinicultura a estar a cargo do credenciado enólogo Anselmo Mendes.
A Quinta do Paço d’Anha encontra-se na posse da família Agorreta desde 1503, tendo-lhes sido doada pelos 4ºs Duques de Bragança, senhores das terras do Neiva. Para além da produção do Vinho Verde, a Quinta é também uma unidade de Agro-Turismo.

 

SOLAR DO LOUREDO

VINHOS E ENOTURISMO

O Solar do Louredo, incluído no projecto dos vinhos Armindo Fernandes, desenvolve a actividade do enoturismo aliado à produção de vinho preservando as castas autóctones, contribui para o ordenamento paisagístico e desenvolvimento da região.
O nosso território dispõe de um conjunto de recursos naturais e culturais (materiais e imateriais) com significativo potencial turístico, sendo de salientar que alguns desses recursos constituem atractivos fortemente associados à identidade cultural de Geraz do Lima, como é o caso da produção de vinho através de todas as suas práticas culturais que atraem o interesse de quem nos visita, sendo possível, por exemplo:
A experiência de acompanhar as vindimas, época com forte tradição,
A visita em grupo à nossa adega com prova de vinhos comentada e degustação de produtos locais,
A visita a uma das videiras seculares, que constitui um património biológico raro.
A visita às nossas plantações, podendo observar o estado fenológico da videira.
Pretendemos evoluir e dinamizar a actividade do enoturismo através de um projecto de requalificação dos espaços habitacionais existentes nas nossas propriedades do Solar da Videira e Solar do Louredo, permitindo assim o alojamento, ou seja pretende-se criar/melhorar estruturas de suporte ao turismo e assim desenvolver a oferta de alojamento assente em padrões de qualidade e sustentabilidade.

 

SOLAR DE MERUFE

Amor - Emoção – Sentimento - Devoção


A Quinta Solar de Merufe tem mais de 8 seculos de história ligada à cultura religiosa e à cultura da vinha e do vinho.
Até os nossos dias preservou a tradição do legado adaptando-se ao decorrer dos tempos. Desde há quatro décadas, o atual proprietário pela sua história de vida e consciente dos valores desta cultura ancestral, a paixão e do desejo de partilha da beleza e características da quinta e sua envolvente, procedeu a uma total restruturação das vinhas e readaptação de todos os espaços, criando condições para revelar os valores da terra.
Criamos assim, duma diversificação de produtos ligados ao vinho, e dos espaços para realizar eventos, abrir as portas da quinta e da adega a todos com sede de partilhar conhecimentos, e viver bons momentos em volta dos vinhos e gastronomia, e dos valores culturais a eles ligados nesta belíssima região.
O prémio BEST OF WINE TURISME atribuído ao Solar de Merufe, reforçou as convicções e abriu as portas ao enoturismo também internacional, reforçando o amor e paixão pelo nosso trabalho na produção de vinhos e produtos de caracter biológico, que se enquadram na nossa filosofia e valores morais de respeito pela saúde e harmonia com a natureza.
Cada visitante, é aqui acolhido e estimado para que se sinta como em sua casa. Com cada um, partilhamos e trocamos conhecimentos, criando momentos inesquecíveis muitos narrados no registo do livro de honra.