Notícias

Publicado em: 19, Julho 2022

22 anos de Gastronomia Património Cultural de Portugal

'Semana da Gastronomia Património Cultural de Portugal’, entre 23 e 31 de julho de 2022. Municípios ligados ao vinho e confrarias ‘recuperam’ data praticamente esquecida. 

Poucos anos depois da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal a distinção foi praticamente esquecida por governantes e organizações ligadas à área. Até que, em 2020, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) decidiram assinalar os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa ganhou este estatuto, por Resolução do Conselho de Ministros nº 96/2000, publicado no DR nº 171/2000, Série I-B de 26 de Julho de 2000.

Na edição de 2022 assinala-se a participação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal (FCBP) como parceiras da AMPV.

Porque o vinho é já, de forma natural e incontestada, o ‘parceiro’ natural da gastronomia e a harmonização entre os dois constitui uma das ‘experiências’ mais apaixonantes do produto enoturismo, as comemorações adotam o mote: Gastronomia e Vinho, porque ninguém é feliz sozinho, refere fonte da organização.

Assim, entre mais de uma centena de municípios associados da AMPV muitos são os que promovem ou apoiam atividades integradas na ‘Semana da Gastronomia Património Cultural de Portugal’, entre 23 e 31 de julho de 2022, a que se associam as estruturas representativas das confrarias gastronómicas e das confrarias báquicas e que serão divulgadas em site próprio, integrado no portal https://enoturismo.pt

Entre as iniciativas programadas destaca-se: A 23 de julho, a partir das 18 horas, divulgação das atividades programadas pelos municípios e confrarias para as comemorações da ‘Semana da Gastronomia Património Cultural de Portugal’. Uma iniciativa que terá lugar em ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2020/22’, com convidados no local da emissão, intervenções online, apresentação de enogastronomia da Beira Interior e apresentação dos vídeos das canções classificadas nos três primeiros lugares no 1º Concurso Nacional da Canção Rural, que aconteceu em junho na cidade de Pinhel.

A 26 de julho, assinalando o dia da publicação em DR da Resolução do Conselho de Ministros, em 2020, será realizada uma emissão online em direto a partir da ilha do Pico com o tema: Harmonizações, questões e ‘provocações’ à volta do produto turístico Gastronomia/Vinho’, que contará com depoimentos gravados, presença de convidados e participação de quem acompanha a emissão, através das redes sociais.

< voltar