A associação vai comemorar o 10º aniversário em Gouveia, no dia 11, por ocasião do jantar do 4º Concurso Enológico Cidades do Vinho.
A Associação integra representantes das Rotas do Vinho já existentes, de associações ligadas à gastronomia, hotelaria e vinhos, de várias Entidades de Turismo regionais e da Associação de Turismo de Portugal, entre outros parceiros.
A AMPV deu início ao Projeto de Modernização e Reestruturação das Rotas do Vinho em 2008, inicialmente denominado por WineTour.
O projeto foi desenvolvido tendo em conta o pressuposto “pensar globalmente, agir localmente” e com o intuito de preservar a qualidade dos vinhos, das vinhas, do terroir e da identidade cultural, assim como de alavancar toda a economia ligada ao vinho e respetivo potencial endógeno.
A ARVP tem como missão apoiar as rotas de vinhos regionais na organização da oferta enoturística regional/local e nos setores do vinho e do turismo, incentivar o trabalho em parceria entre o setor público e o privado e apostar na diversificação e inovação da oferta existente para potenciar a competitividade da oferta nacional e das rotas de vinhos individualmente.
Paralelamente, a Associação pretende afirmar-se como um agente de referência na promoção e valorização do enoturismo em Portugal, capaz de mobilizar e representar a globalidade da oferta nacional.
A ARVP, enquanto parceira do programa "Wine in Moderation", tem associado a mensagem do consumo responsável de vinho a praticamente todas as suas atividades. Contudo, tem definidas várias ações concretas de sensibilização, com o objetivo de chegar diretamente aos diferentes tipos de consumidores, bem como à população jovem.
Fotografia: Image by Freepik