Notícias

Publicado em: 12, Fevereiro 2025

ARVP co-organizadora do 5º Concurso enológico Cidades do Vinho

Várias novidades vão marcar esta 5ª edição do concurso, entre as quais, a criação da nova categoria "Vinhos Biológicos", a inscrição simultânea no concurso nacional e no concurso internacional (Siena, Itália) sem custos para os produtores e a realização de um programa paralelo que envolve uma Feira de Vinhos e visitas técnicas a outras ilhas dos Açores.  

O município de Madalena, na ilha do Pico, Açores, vai acolher este ano a 5ª edição do Concurso enológico Cidades do Vinho, de 8 a 11 de maio. É aqui que vinhos de todo o país vão ser avaliados por um conceituado júri, composto por cerca de 30 jurados das diferentes regiões, neste concurso enológico nacional único em Portugal, por promover de forma conjunta os vinhos e os seus territórios de origem.

O Concurso Cidades do Vinho é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e nesta 5ª edição conta com a parceria do município de Madalena. 

José Arruda, secretário-geral da AMPV, adianta que a edição deste ano "apresenta várias novidades, sendo uma das principais o facto de permitir a inscrição simultânea em dois concursos, ou seja, as amostras inscritas no Concurso nacional Cidades do Vinho ficam também automaticamente inscritas no Concurso Enológico Internacional Città del Vino, que vai decorrer em Siena, Itália, de 29 de maio a 1 de junho. O transporte das amostras para os Açores e para Itália é assegurado pela organização do concurso, sem custos adicionais para os produtores", anuncia. 

A AMPV é parceira da associação italiana Città del Vino na organização deste concurso enológico internacional e "Portugal tem tido sempre uma grande representatividade, sendo o segundo país com mais vinhos a concurso, a seguir a Itália, e sempre com vinhos nos primeiros lugares da tabela", acrescentou José Arruda. 

José Arruda reforça ainda que "o sucesso deste concurso só é possível com o envolvimento dos municípios" e que "este concurso tem uma visão totalmente diferente de outros semelhantes, uma vez que a sua essência fundamental é o território, as suas potencialidades, os seus produtos endógenos, o turismo e o vinho".

Para uma maior valorização das práticas mais sustentáveis na produção dos vinhos, nesta 5ª edição foi também criada uma nova categoria de vinhos a concurso: Vinhos Biológicos, para vinhos biológicos acreditados e certificados. 

Outra grande novidade prende-se com o programa de atividades que está a ser preparado para decorrer paralelamente a este concurso. Haverá uma Feira de Vinhos a decorrer durante os dias do concurso e nos dias antes os jurados serão integrados em grupos que irão visitar diferentes ilhas dos Açores, realizando aí provas de vinhos e visitas técnicas, com o objetivo de conhecerem a realidade dos vinhos açorianos e proporcionar uma reflexão sobre os desafios do setor a nível nacional. 

Foram também criadas vantagens para os vinhos provenientes da região dos Açores (os produtores açorianos que inscreverem pelo menos duas amostras pagam apenas uma), e também para todos os produtores que inscreverem os seus vinhos até dia 5 de março, que terão um desconto de 50 euros (na inscrição de, pelo menos, duas amostras). 

As inscrições de vinhos estão abertas até dia 31 de março e são efetuadas diretamente no site do concurso, em https://concursocidadesdovinho.pt
 
UM CONCURSO ÚNICO QUE PROMOVE O VINHO E O TERRITÓRIO

Este concurso assume particularidades que o distinguem e o tornam único, desde logo pela promoção conjunta do vinho e do território, com os municípios a juntarem-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios, sendo premiados tanto os produtores como os municípios. 

Este é também o único concurso de vinhos nacional que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, concedido logo aquando da 1ª edição, em 2020.

Importantes personalidades do setor associam-se ao concurso e integram o júri e as Comissões Científica e de Honra. A Comissão Técnica Científica é presidida pelo especialista e investigador António Sérgio Curvelo Garcia e a Comissão de Honra é presidida por Vasco d'Avillez. O Júri do Concurso é presidido pelo Eng.º António Ventura. 

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO CONCURSO

— Inscrição no concurso será também válida, sem custos adicionais, para o Concurso Internacional Città del Vino (Itália, Siena);
— Envio gratuito dos vinhos para os Açores e para Itália;
— Para vinhos dos Açores, a inscrição de, pelo menos, 2 amostras tem a oferta do valor de uma;
— Até dia 5 de março, a inscrição de, pelo menos, 2 amostras tem um desconto de 50€ no valor final da inscrição;
— Nova categoria de vinhos a concurso: Vinhos Biológicos;
— Concurso único do mundo que associa vinhos e territórios;
— Concurso conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura;
— Vasco d'Avillez preside à Comissão de Honra, António Curvelo Garcia preside à Comissão Técnica Científica e António Ventura é o presidente do Júri, composto por cerca de 30 conceituados enólogos, das diferentes regiões do país;
— Paralelamente ao concurso vai decorrer uma Feira de Vinhos e um programa pelas diferentes ilhas com provas de vinhos e visitas técnicas. 

Mais informações sobre o concurso e inscrição de vinhos em https://concursocidadesdovinho.pt

< voltar