Notícias

Publicado em: 18, Novembro 2023

Assembleia da ARVP e Dia do Consumo Moderado de Vinho

O enoturismo esteve no centro das iniciativas que decorreram em Vila Nova de Gaia nos dias 10 e 11 de novembro e que juntaram entidades nacionais e internacionais, numa organização conjunta da AMPV, ARVP - Associação das Rotas de Vinho Portugal, AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo, Federação Iter Vitis e RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, com o apoio do Município de Gaia. 

A 1ª Conferência Europeia de Enoturismo juntou várias personalidades no espaço Corpus Christi a debater e apresentar projetos de valorização dos territórios e do enoturismo em particular. Foi também por esta ocasião que foi assinado o protocolo de criação da Rede Europeia de Museus do Vinho, com a Federação Europeia Iter Vitis. 

Também neste dia decorreu a Assembleia Geral da ARVP, no espaço Porto Cruz, e que contou no encerramento com a presença do vereador da Câmara Municipal de Gaia, Valentim Miranda.

No dia 11 de novembro comemorou-se o Dia Mundial do Consumo Moderado de Vinho e para assinalar a data decorreu uma visita ao WOW Vila Nova de Gaia. Em 2022, a ARVP, a AMPV e a Ametur uniram-se no sentido de levar ainda mais longe e de uma forma mais abrangente a mensagem da importância de beber com moderação para um estilo de vida saudável, e estabeleceram o dia 11 de novembro como o Dia Mundial do Consumo Moderado de Vinho. 

< voltar