Notícias

Publicado em: 02, Julho 2024

Comemorações dos 24 anos da elevação da Gastronomia a Património Cultural

Este ano, o Algarve será o centro das comemorações dos 24 anos da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal. 

Alguns municípios algarvios vão assim receber um conjunto de iniciativas inseridas nestas comemorações, organizadas pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho e ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, Comissão Vitivinícola do Algarve e municípios associados. 

Além da região do Algarve, mais uma vez se promovem iniciativas em vários pontos do território nacional, durante o mês de julho, mas com particular incidência na chamada Semana da Gastronomia Portuguesa elevada a Património Cultural, que decorrerá entre 20 e 28 de julho.

A gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal em 26 de julho de 2000, mas este é um importante facto pouco conhecido (ou recordado) da população em geral e até das pessoas e instituições mais ou menos diretamente ligadas ao mundo gastronómico. 

Perante a indiferença que se registava, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) decidiram, em 2020, ‘recuperar’ a data e desde então, anualmente e com a participação dos municípios associados e outros organismos parceiros, dá-se continuidade a esta iniciativa.

Reconhecendo que o vinho é já, incontestavelmente, o ‘parceiro’ natural da gastronomia e a harmonização entre os dois constitui uma das ‘experiências’ mais apaixonantes do produto enoturismo foi adotado o mote: Gastronomia e Vinho porque ninguém é feliz sozinho!

Depois de Santarém (2020); Pinhel/Cidade do Vinho 20/22’ (2021); Madalena do Pico (2022); Castelo Branco e Machico (2023), o Algarve vai ser a região que este ano receberá o conjunto de iniciativas comemorativas.

PROGRAMA

26 de julho - São Brás de Alportel
17h00 - Conferência ‘O que é a Gastronomia Património Cultural’?
Oradores convidados: Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo *; Ana Mendes Godinho, deputada e ex-Secretária de Estado do Turismo
AMPV; Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG); Câmara Municipal de Lagoa

27 de julho – Vila Real de St. António 
11h00 - Conferência ‘A Dieta Mediterrânica na Gastronomia Património Cultural de Portugal’. 
Oradores convidados: Artur Gregório (Associação In Loco)*; Pedro Monteiro (Diretor Regional de Agricultura do Algarve)*.

27 de julho – Lagoa 
Jantar/Debate – ‘Carapaus alimados são património do Algarve ou de Portugal?’
Início do jantar – 20h00 / Início do debate – 21h15
Oradores convidados: José Apolinário (ex-Secretário de Estado das Pescas e atual Presidente da CCDR Algarve); Vítor Neto (ex-Secretário de Estado do Turismo e atual Presidente do NERA)* 
AMPV; FPCG; Câmara Municipal de Lagoa

28 de julho – Loulé 
11h00 - Conferência ‘A Gastronomia e os vinhos do Algarve’
Convidados para a conferência: André Gomes (Presidente da ERT Algarve);  Manuel Serra (Docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo - Universidade do Algarve); Sara Silva (Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve); Manuel Machado (Federação das Confrarias Báquicas de Portugal)
AMPV; FPCG; Câmara Municipal de Loulé

*A confirmar

Recordemos os dois primeiros pontos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 96/2000:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:
1 - Intensificar as medidas de preservação, valorização e divulgação da gastronomia nacional enquanto valor integrante do património cultural português.
2 - Para efeitos do número anterior, entende-se por gastronomia nacional o receituário tradicional português, assente, designadamente, em matérias-primas de fauna e flora utilizadas ao nível nacional, regional ou local, bem como em produtos agro-alimentares produzidos em Portugal, e que, pelas suas características próprias, revele interesse do ponto de vista, histórico, etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade.

< voltar