Notícias

Publicado em: 19, Outubro 2020

Concurso Cidades do Vinho 2020 foi apresentado em Lagoa

O Concurso Cidades do Vinho 2020 foi apresentado na passada sexta-feira, 16 de outubro, na Quinta dos Vales, em Lagoa (Algarve), dia em que foi anunciado o alargamento do prazo de inscrições até ao dia 30 de outubro devido à grande afluência de inscrições e à quantidade de produtores que ainda pretende inscrever os seus vinhos no concurso.

Entre os intervenientes que participaram nesta sessão de apresentação estiveram o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Pedro Ribeiro, o presidente da Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho, José Calixto, o presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, e José Arruda, secretário-geral da AMPV, entre outros. 
O concurso irá decorrer em Lagoa, de 26 a 29 de novembro, e está integrado no Concurso Europeu Città del Vino.

Das principais características diferenciadoras do concurso, destacam-se a promoção conjunta dos vinhos e dos territórios; a inscrição que será válida também, sem custos adicionais, para o Concurso Internacional Città del Vino (Itália, maio 2021); e a participação dos vinhos mais pontuados num evento inédito realizado em Portugal: a Prova Nacional de Vinhos (Anadia, maio de 2021).

O Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
Vasco d'Avillez preside à Comissão de Honra, uma Comissão composta por quase 90 presidentes de Câmara e 30 personalidades ligadas ao setor do vinho, turismo, enoturismo e gastronomia. A presidir a Comissão Técnica Científica está o especialista e investigador António Curvelo Garcia e António Ventura é o presidente do Júri.

< voltar