O licoroso Villa Oeiras 15 anos, produzido pela Câmara Municipal de Oeiras, conquistou o 1º lugar do 5º Concurso enológico Cidades do Vinho, que decorreu de 8 a 10 de maio, em Madalena do Pico, Açores.
Em plena paisagem vitivinícola classificada de Património Mundial da UNESCO, o júri avaliou mais de 300 vinhos, de todas as regiões do país, dos quais 82 foram medalhados, 21 com Medalha Grande Ouro e 61 com Medalha de Ouro.
Em segundo lugar no concurso ficou o vinho Casa Sarmento tinto Baga de 2020 e em terceiro o licoroso Villa Oeiras 12 anos.
Esta foi uma edição especial para a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), não só pelo facto do concurso se ter realizado fora do continente e em plena paisagem vinhateira Património Mundial da Unesco, mas também por ter envolvido todas as ilhas do arquipélago onde se produz vinho.
O grupo de cerca de 30 provadores foi distribuído pelas diferentes ilhas, tendo aí realizado ações e visitas a adegas e a unidades de enoturismo. Essas experiências foram partilhadas com todo o grupo no jantar de encerramento.
Na ilha do Pico, o município de Madalena foi a entidade parceira deste concurso, tendo havido também a colaboração dos municípios de São Roque do Pico e das Lajes do Pico.
O programa contemplou visitas à paisagem vinhateira Património Mundial da Unesco, à adega Ínsula Vinus, Adega do Vulcão, adega A Buraca, ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Adega Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico - Picowines e Museu dos Baleeiros.
Este concurso assume particularidades que o distinguem e o tornam único, desde logo pela promoção conjunta do vinho e do território, com os municípios a juntarem-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios, sendo premiados tanto os produtores como os municípios.
>> Consulte a lista dos vinhos medalhados aqui: https://concursocidadesdovinho.pt/