Notícias

Publicado em: 08, Julho 2021

Guia das Maravilhas da Nova Gastronomia harmonizadas com vinho

140 receitas harmonizadas com os melhores vinhos de cada região vitivinícola. Uma proposta para viajar pelos novos sabores de Portugal, harmonizados com os melhores vinhos nacionais.

Da carne ao peixe, e ao marisco, passando pelos petiscos e a terminar na doçaria, sem esquecer os pratos vegetarianos e veganos ou até a cozinha molecular. Aqui encontramos o melhor das novas criações gastronómicas: são 140 iguarias de 140 restaurantes, de norte a sul e ilhas, com 140 harmonizações de vinho. 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) volta a ser parceira das 7 Maravilhas de Portugal, desta vez na edição 2021 e para escolher os vinhos que vão harmonizar com as 140 iguarias dos 18 concelhos do país e das duas regiões autónomas. A AMPV e o seu painel de 28 especialistas escolheram em Pinhel, no dia 10 de junho, os vinhos que acompanham as iguarias da Nova Gastronomia.
Estiveram à prova 420 vinhos de todas as regiões do país e o corpo de júri selecionou 140 vinhos, um vinho para cada ementa das 7 categorias a concurso: Petiscos, Iguarias vegetarianas, Iguarias veganas, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria. As 140 iguarias harmonizadas com os vinhos dão agora corpo a este guia, publicado em articulação com o jornal Público.

< voltar