Notícias

Publicado em: 01, Novembro 2021

No dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Enoturismo

Mesmo em tempos de pandemia, municípios, produtores e outros agentes enoturísticos, de vários pontos do mundo, não deixaram de comemorar a data. Este ano, voltam a ser convocados para desenvolverem atividades enoturísticas, no dia 14 de novembro, Dia Mundial do Enoturismo.

De modo online ou presencialmente, o leque de propostas será grande, assim como é enorme a oferta enoturística que encontramos em Portugal e que, de ano para ano, tem vindo a crescer e a afirmar-se cada vez mais. 

José Arruda, presidente da AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo e secretário-geral da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, refere que "esta comemoração mundial é uma forma de mostrar a força que o enoturismo representa em termos turísticos e o potencial que tem. É uma atividade que, por um lado, tem tido um crescimento enorme, em termos de investimento dos próprios operadores que apostam cada vez mais nesta área de negócio, e por outro lado, é uma área tem tido uma procura cada vez maior por parte dos visitantes, que procuram experiências diferentes, diferenciadoras, em alternativa ao turismo de massas". 

Mais de 600 cidades e municípios de vários pontos do mundo estarão envolvidos nesta comemoração, organizando visitas guiadas a adegas, degustação de vinhos, visitas a locais turísticos e históricos do território, passeios pelas vinhas, harmonizações de vinhos, entre muitas outras atividades, tornando a cultura do vinho mais acessível aos cidadãos — que é também um dos principais desígnios desta comemoração.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), passando a ter um carácter mundial a partir de 2019. A AMPV é parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a Città del Vino (Itália), Acevin (Espanha) e a AMETUR. 

< voltar