O concurso decorreu em Gouveia, de 9 a 12 de maio, e juntou 30 provadores a avaliar os cerca de 400 vinhos que se apresentaram a este concurso, único em Portugal por promover simultaneamente os vinhos e os seus territórios de origem, colocando vitivinicultores e municípios a atuarem em conjunto na valorização das regiões produtoras de vinho.
O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), contando com apoio do programa Wine in Moderation e, nesta edição 2024, do Município de Gouveia.
O programa do concurso contemplou também visitas a adegas da região, designadamente, à Casa da Passarella, seguida de prova de vinhos, e à Quinta Madre Água, que culminou com um jantar vínico.
A Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem foi o local escolhido para degustar uma das especialidades gastronómicas mais tradicionais da região: a alambicada; a adega Textura Wines recebeu o jantar de encerramento e foi na Quinta da Ponte Pedrinha que decorreu a mesa redonda sobre “A sustentabilidade da vitivinicultura do Dão em contexto de alterações climáticas”.