São João da Pesqueira é a cidade que vai acolher o 3º Concurso Cidades do Vinho, em 2023. A decisão foi aprovada na última Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que se realizou no dia 10 de novembro, em Torres Vedras.
As características deste concurso tornam-no único em Portugal: é um concurso que promove de forma conjunta os vinhos e os territórios, pressupondo uma inscrição conjunta de produtores e respetivos municípios. Existe igualmente uma relação muito estreita com o Concurso Internacional Cidades do Vinho, que se realiza todos os anos em Itália.
A 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho teve lugar em Lagoa, no Algarve, em maio de 2021. Contou com a participação de 550 vinhos de Portugal continental e ilhas e teve 160 medalhas atribuídas: 12 de Grande Ouro, 90 de Ouro e 58 de Prata. O vinho licoroso Pacheca Tawny 40 anos, da Quinta da Pacheca (Município de Lamego) foi o mais pontuado.
Ao 2º Concurso Cidades do Vinho — que decorreu em maio deste ano em Setúbal — concorreram 346 vinhos de 55 municípios e foram atribuídas 113 Medalhas: 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro. O vinho mais pontuado foi o licoroso Moscatel Roxo de Setúbal DO Superior da Casa Ermelinda Freitas.
O Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura. Vasco d’Avillez presidiu nas últimas duas edições à Comissão de Honra, António Curvelo Garcia à presidência da Comissão Técnica Científica e António Ventura foi o presidente do Júri.