Rotas

Alentejo

Rota dos Vinhos do Alentejo
Praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21
Apartado 2146
7001-901 Évora - Portugal
Telefone: (+351) 266 746 498 ou 266 746 609
Email: rota@vinhosdoalentejo.pt
www.vinhosdoalentejo.pt

 

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
Horta das Figueiras
Rua Fernanda Seno n.º 12
Apartado 498
7006-806 Évora - Portugal
Telefone: (+351) 266 748 870
Email: cvralentejo@vinhosdoalentejo.pt
www.vinhosdoalentejo.pt

TERRITÓRIO

A imensidão das planícies dão a sensação de que o horizonte é infinito. O Alentejo oferece uma paisagem única, verdejante nos meses mais frios e dourada nos quentes meses de verão. A região ocupa mais de um terço do território continental e encontra-se dividida em oito sub-regiões: Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira. Nesta imensidão de terras planas, onde as vinhas surgem alinhadas nos suaves relevos, emerge a norte  a cordilheira mais alta da região, a Serra de São Mamede, onde as vinhas são cultivadas nas escarpadas encostas da serra. Mais para sul, Redondo está protegido pela Serra da Ossa e Vidigueira pela Serra de Portel.

 

VINHOS

O clima e as características orográficas particulares desta região garantem vinhos singulares e de qualidade inquestionável. Vinhos cheios, com forte exuberância aromática e boa capacidade de envelhecimento. As principais castas brancas produzidas nesta região são Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro. Em relação às tintas, assumem maior expressão as castas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira.

 

EXPERIÊNCIAS

Entre a imensidão das planícies alentejanas, sobressaem povoados de casas brancas, castelos e rios. Dois grandes rios atravessam a região, o Sado e o Guadiana, e no centro encontramos o maior lago artificial da Europa, condicionado pela Barragem do Alqueva. Conhecer esta região não dispensa uma visita aos centros históricos de Évora e Elvas, classificados como Património Mundial pela UNESCO, ou outras cidades com grande interesse histórico e cultural, como Portalegre, Reguengos de Monsaraz ou Borba. A descoberta deste imenso Alentejo é reconfortada pela rica cozinha alentejana. E há sempre um bom vinho alentejano para a acompanhar.