Rotas

Algarve

Comissão Vitivinícola do Algarve
E.N. 125 – Bemparece
8400-429 Lagoa
T.: (+351) 282 341 393
E-mail: info@rotadosvinhosdoalgarve.pt
www.rotadosvinhosdoalgarve.pt
www.vinhosdoalgarve.pt

TERRITÓRIO

Praia, mar, clima ameno e muito sol. O Algarve é um destino turístico por excelência. A região ocupa o extremo sul de Portugal Continental e ao azul do mar e dourado dos areais e falésias, soma-se o verde das serras de Monchique e do Caldeirão. O rio Guadiana separa o Algarve da Andaluzia (Espanha) e o Arade desagua em Portimão. Área protegida pela sua importância como habitat de aves aquáticas, a Ria Formosa é considerada um dos mais belos parques naturais do Algarve. Mas não é apenas sol, praia e natureza que o Algarve tem para mostrar.
O cultivo da vinha remonta à presença árabe na região, por isso o vinho faz parte da vida dos algarvios. Vários roteiros dão a conhecer quintas vitivinícolas e adegas, mas também fortificações militares e faróis ou edificações de influência mourisca.


VINHOS

A proximidade do mar e o clima de influência mediterrânica conferem aos vinhos do Algarve características diferenciadoras. Os tintos apresentam-se encorpados, aveludados e pouco ácidos. Já os brancos são delicados e suaves. Resultam da vinificação de castas tradicionais, como as tintas Castelão e Negra Mole, e as brancas Arinto e Síria, mas também de outras variedades introduzidas mais recentemente, como a Touriga Nacional e a Syrah. No Algarve os brancos e rosados podem ser uma boa sugestão, e nesta região a produção destes vinhos está em grande expansão. A Região Demarcada consagra quatro Denominações de Origem: Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira.


EXPERIÊNCIAS

Beber tranquilamente um copo de vinho numa esplanada com vista para o mar é certamente uma proposta tentadora. Mas o Algarve tem muito mais para oferecer do que vinho e praia. Monumentos, igrejas e museus encerram muitos séculos de história. Do património erguido nestas terras do Algarve, são merecedores de uma visita locais como a Fortaleza de Sagres, os castelos de Aljezur, Silves ou Loulé, a Adega-Museu de Odeceixe ou o Museu de Portimão, a Sé Catedral de Faro, o Centro Histórico Judaico de Faro ou o Mercado da Ribeira em Tavira. Não deixe esta região sem antes degustar os pratos confecionados com peixe fresco e marisco e os doces de amêndoa.