Rotas

Dão

Rota dos Vinhos do Dão

Solar do Vinho do Dão
Rua Aristides Sousa Mendes, Apartado 10
3501-908 Viseu

T.: (+351) 232 410 060
E-mail: info@cvrdao.pt
www.rotavinhosdao.pt
www.cvrdao.pt

TERRITÓRIO

É no centro norte de Portugal, na província da Beira Alta, que encontramos a região dos Vinhos do Dão. Instituída em 1908, foi a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país. É um território que se estende por montes e vales, mas que está abrigado por montanhas de maior relevo que o circundam: a imponente Serra da Estrela, Caramulo, Nave e Buçaco. Três grandes rios atravessam esta sinuosa região de solo granítico: o Dão, o Mondego e o Alva. Pelas encostas soalheiras e sujeitas à rudeza dos solos, as vinhas surgem sublimes e vigorosas. São sobretudo cultivadas entre os 400 e 500 metros de altitude, nas sete sub-regiões: Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim.


VINHOS

O relevo acidentado, os solos predominantemente graníticos e as variações microclimáticas influenciam a natureza das vinhas, proporcionando características muito particulares aos vinhos desta região. Mas esta diferenciação deve-se também às castas tradicionais cultivadas neste território, designadamente a Touriga Nacional, entre as tintas a mais nobre, Alfrocheiro, Aragonez (Tinta Roriz) e Jaen, e às brancas Encruzado, Malvasia Fina, Bical ou Barcelo. Aveludados e encorpados, com uma excecional acidez, os tintos têm um grande potencial de envelhecimento. Os brancos, rosés e espumantes apresentam aromas frutados e enorme frescura.


EXPERIÊNCIAS

Percorrer os caminhos das serras e as margens dos rios e deixar-se envolver pela sua beleza natural. Explorar os recantos das aldeias históricas, provar o vinho do Dão nas quintas e adegas. Subir à Serra da Estrela e sentir a tranquilidade da paisagem que se perde no horizonte. Visitar Viseu, Penalva do Castelo, Tábua, Santa Comba Dão ou Gouveia. Provar o queijo Serra da Estrela, a maçã Bravo de Esmolfe, o cabrito ou os enchidos. Propostas não faltam para visitar e deixar-se encantar por esta região.