Rotas

Douro e Porto

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
Rota do Vinho do Porto

Rua dos Camilos, 90
5050-272 Peso da Régua - Portugal

T.: (+351) 254 320 130
Email: ivdp@ivdp.pt
www.ivdp.pt

 

Comissão Vitivinícola Távora-Varosa

Casa do Paço - Dalvares
3610-013 Tarouca

T.: (+351) 254 679 000 / 254 679 001
E-mail: geral@cvrtavora-varosa.pt
www.cvrtavora-varosa.pt

TERRITÓRIO

O Douro é um território único, com uma paisagem esculpida pelas mãos do Homem. Um trabalho árduo transformou os solos das austeras ravinas que acompanham o rio Douro em fileiras de vinhas, que se estendem pelas íngremes encostas do Alto Douro Vinhateiro, onde se produz o célebre Vinho do Porto. É a região vinícola demarcada mais antiga do mundo, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2001. O rio Douro atravessa este território, correndo entre as rochosas montanhas, mais agrestes no Douro Superior. No sul da região, nas férteis encostas da Serra da Nave, entre os rios Távora e Varosa, os monges de Cister deixaram um valioso legado. Nesta grande área de vinhedos nascem alguns dos melhores espumantes nacionais.


VINHOS

Na região vinícola demarcada mais antiga do mundo produzem-se vinhos “Porto” e “Douro”. De todos, o licoroso Vinho do Porto é, pela sua história e qualidade, o mais sublime. São vinhos com uma grande riqueza e intensidade de aromas, persistentes, elevado teor alcoólico, vasta gama de doçuras e cores. Únicos são também os vinhos tintos do Douro, produzidos a partir de castas autóctones como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão. Ou os vinhos brancos, a partir das castas Malvasia Fina, Viosinho, Gouveio ou Rabigato. Nas “vinhas de Cister”, na Região Demarcada do Távora-Varosa, surge o elegante e requintado espumante.


EXPERIÊNCIAS

As caves e adegas que guardam e dão a provar a excelência dos vinhos da região. As vindimas, que todos os anos animam em setembro todo o vale do Douro. Os cruzeiros no Douro, que tornam ainda mais imponentes as encostas onde as vinhas seguem o sinuoso curso do rio. O centro histórico do Porto ou o Parque Arqueológico do Vale do Côa, ambos classificados como Património Mundial. O Museu do Douro, em Peso da Régua. A Capela de S. Pedro de Balsemão em Lamego ou as ruínas de Panóias em Vila Real. Com toda esta riqueza histórica, cultural e paisagística, difícil é escolher o ponto de partida para esta viagem.