Associação das Rotas dos Vinhos de Lisboa
Largo Dr. Teófilo Braga
2580-342 Alenquer
T.: (+351) 263 711 544
E-mail: geral@rotasdosvinhosdelisboa.pt
www.rotasdosvinhosdelisboa.pt
Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa
Rua Cândido dos Reis n.º1
2560 - 312 Torres Vedras
T.: (+351) 261 316 724
E-mail: cvr.lisboa@mail.telepac.pt
www.vinhosdelisboa.com
TERRITÓRIO
A norte da capital portuguesa, ao longo da costa atlântica, as vinhas estendem-se pelas suaves colinas a perder de vista. A diversidade marca esta região. Mar e serra influenciam os vinhos produzidos neste território. Tanto encontramos vastas áreas de vinha junto à costa, como a cobrir as encostas junto às serras de Montejunto e de Aires e Candeeiros. É no centro desta região que encontramos as maiores áreas de vinha, em Arruda dos Vinhos, Alenquer, Torres Vedras e Óbidos. Lourinhã assume particular interesse por ser tradicionalmente uma área produtora de aguardentes vínicas.
VINHOS
A diferenciação dos solos, das castas e do clima conduzem à produção de uma grande diversidade de vinhos numa só região. Vinhos com Denominação de Origem, vinhos licorosos, leves, de mesa, espumantes e aguardente vínica e bagaceira confirmam a vocação vitivinícola desta região. Os vinhos brancos são tradicionalmente aromáticos, cheios e persistentes no sabor. Equilíbrio e estrutura são características comuns que encontramos nos tintos. Nesta região, predominam as castas brancas Alicante Branco, Arinto, Fernão Pires ou Malvasia e as tintas Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Touriga Nacional ou Trincadeira. Para produção de aguardentes, encontramos as castas Seminário, Alicante Branco, Marquinhas e Cabinda.
EXPERIÊNCIAS
Só em Lisboa há muitos espaços para visitar. A baixa pombalina, os monumentos Património Mundial, os bairros, os museus, os jardins, o rio Tejo... Saindo da capital, espera-nos a tranquilidade do espaço rural, a beleza das praias, a história das quintas e adegas. O Percurso das Quintas de Alenquer é uma boa proposta para conhecer o território vitivinícola. Para completar a visita, siga também os trilhos do Percurso de Óbidos, pelos concelhos de Bombarral, Cadaval e Caldas da Rainha, e do Percurso das Linhas de Torres, pelas terras de Arruda dos Vinhos e Torres Vedras.