Rotas

Região dos Açores

Comissão Vitivinícola Regional dos Açores
Rua Conselheiro Terra Pinheiro
9950-329 Madalena
T.: (+351) 292 623 605
cvracores@hotmail.com
www.cvracores.pt

 

TERRITÓRIO

Nove ilhas de uma beleza natural invulgar constituem o arquipélago dos Açores, em pleno oceano Atlântico. A ocidente encontramos as ilhas do Corvo e das Flores. Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira compõem o Grupo Central e Santa Maria e São Miguel o Grupo Oriental. A diversidade de paisagens e culturas é uma das riquezas do arquipélago. O verde da intensa vegetação e azul do mar e das lagoas dão vida a estes negros solos vulcânicos. O vinho dos Açores tem uma longa tradição e aqui a sua produção assume várias particularidades, a começar na plantação. Os vinhedos são cultivados nos chamados currais, entre muros de pedra erguidos para proteger as vinhas do vento agreste e do ar salgado do mar. A invulgaridade desta paisagem levou a UNESCO a classificar a vinha da Ilha do Pico como Património Mundial. 


VINHOS

Os Açores têm três Denominações de Origem: Pico, Graciosa e Biscoitos (na Ilha Terceira). Há muito que a qualidade dos vinhos é reconhecida, nomeadamente o vinho licoroso branco do Pico e da Terceira, de aroma complexo a especiarias, encorpado e estruturado, feito a partir das castas predominantes Verdelho, Arinto e Terrantês. Na Graciosa, assumem especial qualidade os vinhos brancos leves, frescos, secos e bastante frutados, onde dominam as castas Verdelho, Arinto, Terrantez, Boal e Fernão Pires.


EXPERIÊNCIAS

Na terra ou no mar, há muito para descobrir nas nove ilhas deste arquipélago. As praias de areia clara, as lagoas das Sete Cidades ou do Fogo, entre os extensos prados de São Miguel, a imponente montanha vulcânica do Pico, a cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, cuja riqueza histórica e arquitetónica levou a UNESCO a classificá-la como Património Mundial, ou os cones vulcânicos do Corvo são pontos de passagem obrigatória. Observação de baleias e golfinhos, mergulho e muitas outras atividades subaquáticas permitem conhecer também a rica biodiversidade das águas deste arquipélago. Não deixe também de saborear a típica gastronomia das ilhas.