Pretende-se que esta Conferência Europeia proporcione uma reflexão sobre as potencialidades e desafios que se colocam aos territórios rurais, no contexto da promoção e valorização da sua oferta enoturística. Terá como temas centrais os Museus do Vinho, as Freguesias Vinhateiras, Gastronomia e Vinhos, Vinha e Vinho - Património Cultural, Ruralidade, Projetos Europeus e Os Jovens no Contexto Rural.
A Conferência Europeia irá percorrer quatro ilhas do grupo central dos Açores: Terceira, Faial, Pico e São Jorge. Vão marcar presença neste encontro oradores e participantes oriundos de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.
A iniciativa conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, de municípios das quatro ilhas e de outras entidades locais.
Recorde-se que no passado dia 27 de outubro os Açores venceram o prémio Iter Vitis Award 2023 “Melhor Destino de Enoturismo Sustentável”, entregue nesse dia pela Iter Vitis a Carlos Amaral, diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Governo Regional dos Açores.