A abertura da conferência contará a presença de Luís Encarnação, presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.
Estão também convidados a intervir no encontro representantes da Federação das Confrarias Gastronómicas, da Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal, da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo, da Região Europeia da Gastronomia e Vinho e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
As comemorações vão ter um ponto alto na Região Europeia da Gastronomia e Vinho – Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, mas de norte a sul do país, e também nas ilhas, muitos municípios, em colaboração com restaurantes, confrarias gastronómicas, adegas e outros agentes locais, irão promover iniciativas para a comemoração desta data, durante a semana dedicada às comemorações, de 19 a 27 de julho.
A Gastronomia foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal, por Resolução do Conselho de Ministros nº 96/2000, publicada no DR de 26 de julho de 2000, assinalando-se este ano o 25º aniversário desta importante resolução.
Perante o desconhecimento dos mais novos e o esquecimento de muitos outros, nomeadamente relacionados direta ou indiretamente com a gastronomia, em 2020 a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP), assinalaram os 20 anos desta distinção.
Desde esse ano de 2020, anualmente, as duas entidades dão continuidade a esta iniciativa através do convite à participação dos municípios associados e outros organismos parceiros, no sentido de se realizarem iniciativas que promovam em particular a gastronomia e os vinhos das respetivas regiões.
E como forma de sublinhar que o vinho é já, incontestavelmente, o ‘parceiro’ natural da gastronomia e a harmonização entre os dois constitui uma das ‘experiências’ mais apaixonantes do produto enoturismo foi adotado o mote: Gastronomia e Vinho, porque
ninguém é feliz sozinho!
Local: Choupal de Ponte da Barca
Hora: 16h:30m/18h:30m
> Conferência integra o Programa Complementar do Festival Folk Celta 2025
16h:30m Vídeo da Região Europeia de Gastronomia e Vinho (REGV)
16h:35m Luís Encarnação, Presidente AMPV; Augusto Marinho, Presidente C.M. Ponte da Barca; Pedro Machado, Secretário Estado Turismo
16h:50m Enquadramento do tema da conferência
16h:55m Início das intervenções
Secretário Estado do Turismo; Federação das Confrarias Gastronómicas; Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal; Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo; Região Europeia da Gastronomia e Vinho; Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
18h:00m Intervenções do público presente
18h:30m Encerramento