Inês Carvalho, do município de Palmela, foi eleita Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025 na noite de 6 de setembro, em Vila Viçosa, Cidade do Vinho 2025.
Constança Alexandre, do município de Azambuja, é 2ª Embaixadora, e Diana Martinho, de Alenquer, 3ª Embaixadora.
Eleita entre as 14 candidatas, Matilde Ribeiro, de Arcos de Valdevez, recebeu o prémio Simpatia. O prémio Fotogenia foi entregue a Inês Carvalho, de Palmela, que recebeu também o prémio Mais Popular Online, uma atribuição feita pelo público, através de votação online no site https://embaixadoras.ampv.pt
Entre as provas realizadas e pontuadas pelo júri esteve uma Partilha de Sabores, no dia 5 de setembro, nos claustros do Seminário São José, com as candidatas a apresentarem produtos gastronómicos e vinhos do seu concelho.
O evento é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), através do programa Wine in Moderation, e realiza-se anualmente, desde 2009, numa estreita colaboração com o município detentor do título de “Cidade do Vinho”.
Este ano concorreram ao título 14 jovens, em representação dos seguintes municípios associados da AMPV: Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa.
Anteriormente designado de Concurso da Rainha das Vindimas de Portugal, este concurso adotou em 2024 a designação de Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.
Este concurso tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas.
Afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, a AMPV criou um evento com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.